QUANDO A NOITE FRIA CAIR SOBRE MIM

                No último domingo, dia 09, cantamos uma canção na qual entoamos: “Quando a noite fria cair sobre mim. E no deserto eu me encontrar”. Pois é! Somos envolvidos, inesperadamente e inadvertidamente, por noites frias, traiçoeiras. Situações que nos levam, ainda que momentaneamente, duvidar da nossa fé em Deus, e da promessa de que Ele está conosco todos os dias até a consumação de tudo.

                Poderia citar aqui inúmeros exemplos bíblicos de homens e mulheres, que foram tomados de medo, incertezas, e tiveram variadas reações. Ao analisarmos como alguns personagens bíblicos reagiram ao seu próprio sofrimento, nos enxergamos, isto é, vemos como num espelho a nossa própria imagem. São raros os momentos que podemos declarar como Jó: “O Senhor deu, e o Senhor tomou” (Jó 1.21); ou então, como o Apóstolo Paulo: “Em tudo dai graças” (I Tessalonicenses 5.18). É bem verdade que, em alguns momentos, podemos parecer mais com Ana “atribulada no espírito [...] derramando minha alma perante o Senhor [...] do meu desgosto tenho falado” (I Samuel 1). Ou então, como Jeremias: “Maldito o dia que nasci” (Jeremias 20). E, em até em alguns momentos, podemos rir das situações que Deus nos colocou, mas um riso irônico, temeroso, como Saara (Gênesis 18).

                Não espere por padrão de reação diante das imprevisibilidades da vida, pois todos nós somos imprevisíveis em nossas reações. Quem já parou e pensou: “Ah, se isso acontecesse comigo, eu reagiria desse jeito”? E quando a situação chegou, a reação foi completamente contrária. Então, seja lá qual for sua reação, não se culpe. Apenas creia que Aquele que o guarda caminha contigo todos os dias. E, mesmo sabendo de antemão da sua reação, ele continua ao seu lado.      

Não sei com qual personagem bíblico você parece quando a noite fria e assustadora chega, mas uma coisa é comum em todas as reações, a presença constante do Senhor sobre os personagens. Alguns receberam sim, enquanto outros, não. Mas, a presença do Senhor foi constante, e isso é reconfortante.

                As orientações de Deus para Josué, quando teve a árdua missão de substituir Moisés e entrar com o povo na Terra Prometida, servem para nós também diante das noites escuras: “Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” – Josué 1.9.

                Sigamos em frente, em nome de Jesus.
                Pr. Márlon Gomes

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Dom Pedro I, 109 - Maruípe - Vitória/ES - 29043470

Siga-nos

© IGREJA BATISTA EM MARUÍPE ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.