QUE TIPO DE DESCANSO VOCÊ QUER?

Jesus afirmou: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” – Mateus 11.28.

Sabemos que essa fala de Jesus foi anotada apenas por Mateus, e os seus leitores, judeus, necessitavam dessa palavra. O sistema romano não trazia alívio aos corações dos judeus, que em sua maioria, eram camponeses. Até o sistema religioso da época estava influenciado pela opressão, basta lembrarmos o discurso de Jesus: “Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus [...] atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los” – Mateus 23.

De todos os lados, os judeus, na época de Jesus, estavam cansados e sobrecarregados, não apena fisicamente, mas principalmente, emocionalmente e espiritualmente.

A possibilidade humana existente era de alguma insurreição contra Roma, mas antes e depois de Jesus, não houve resultado. Parece-me que conforto, segurança, paz e tranquilidade para os contemporâneos de Jesus não chegariam.

Diante desse quadro trágico e desesperançoso, Jesus chamou os discípulos e demais pessoas para que se achegassem a Ele. Estando próximo a Ele, desfrutariam paz, porque o seu jugo seria suave e seu fardo leve.

Jesus não prometeu suavizar e trazer leveza ao corpo, mas o seu foco era justamente aquilo que nos enfraquece, que é a mente, alma, enfim, psique.

O final da fala de Jesus em Mateus 11.29 foi: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma”.

Jesus sabe o quanto e o porquê estamos exaustos emocionalmente, mas não há da sua parte, uma exasperação ou crítica para que não fiquemos assim. Pelo contrário, há um convite para que dele nos aproximemos a fim de que tenhamos a nossa alma cuidada.

Num tempo de tanta correria, metas a bater, sobrecarga profissional, ter um lugar para refúgio é tão raro. Só não é raro para que enxerga o Filho de braços abertos pronto para nos receber.

Está cansado, fatigado e exausto emocionalmente? Vá até Deus, porque Ele continua cuidando de nós.

Em Jesus,

Pr. Márlon Gomes

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Dom Pedro I, 109 - Maruípe - Vitória/ES - 29043470

Siga-nos

© IGREJA BATISTA EM MARUÍPE ® 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.