TIRA AS SANDÁLIAS!

Essa foi a fala de Deus para Moisés na manifestação ocorrida e narrada em Êxodo 3.5. Sempre fiquei pensando sobre esse pedido de Deus, que parece ser inusitado.

Ao ler o livro do rabino Nilton Bonder, “Tirando os sapatos”, no qual relatou a sua a viagem refazendo o percurso de Abraão pude compreender mais sobre tal pedido. Bonder começou explicando que Moisés não pisava diretamente no chão, mas sim, em algo que lhe era confortável, e que de certa forma, o protegia das irregularidades do solo, de pedras, espinhos, etc.

O convite de Deus para que Moisés tirasse suas sandálias era para que experimentasse a realidade nua e crua da vida. Isto é, ficasse sem os seus aparatos (sandálias) e vivenciasse aquele momento sem nenhuma muleta ou objeto no qual o futuro líder pudesse se apegar, mas confiasse totalmente naquele que se apresentava a ele.

Quando vamos lendo o restante do texto, embora sem as sandálias, literalmente, Moisés continuou reticente, e tentou apegar-se a outras “sandálias”. Diante do convite de Deus para que ele fosse até Faraó, suas respostas foram: “Quem sou eu?...” – 3.11; “Qual é o seu nome?...” – 3.13; “Eis que não crerão, nem me ouvirão a minha voz” – 4.1; “Ah, meu Senhor! Eu não sou homem eloquente [...] porque sou pesado de boca e de língua” – 4.10.

Quantas “sandálias” Moisés se agarrou evitando cumprir o propósito de Deus para sua vida? Creio que há muitas pessoas que, infelizmente, vivem o mesmo que Moisés. Pessoas que se aproximam de Deus, mas evitam pisar no chão da vida, isto é, aproximam-se dele, com medo, reticentes, cheios de preconceitos, armados, com várias ideias negativas na cabeça. O texto da aparição de Deus a Moisés deve nos ensinar que diante dele, devemos retirar todo apetrecho que nos impede de experimentar a Terra Santa, isto é, sua Presença.

Diante do mover-se de Deus, e do Seu chamado, devemos também deixar pelo caminho “as sandálias” que teimamos em calçar como muletas, nas quais sabemos que servem apenas como desculpas. Você tem um chamado, não é? Não estou me referindo apenas para ser pastor, ministro de música, missionário, etc. Deus, através do Espírito Santo, o capacitou com dons espirituais para servir à igreja e as pessoas em sua volta. Quais são as “sandálias” / desculpas que tem calçado? Renuncie a tais desculpas, e cumpra o chamado de Deus em sua vida, porque Ele o capacitará e você ouvirá como bálsamo o texto de Isaías: “Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas” – Isaías 52.7. Perceba que o profeta valoriza os pés de quem anuncia as boas novas, e não as sandálias. Você não depende de algo externo, porque o mais importante já tem: Pai, Filho e Espírito Santo em você. Basta ficar disponível na mão daquele que pode fazer infinitamente mais além daquilo que pedimos, ou pensamos (Efésios 3.20).

Em Cristo Jesus,

Pr. Márlon Gomes

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Dom Pedro I, 109 - Maruípe - Vitória/ES - 29043470

Siga-nos

© IGREJA BATISTA EM MARUÍPE ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.