“DEVEMOS SER PRONTOS A OUVIR E TARDIOS AO NOS IRRITAR.”

Por muitas vezes ouvimos coisas que não gostamos, coisas que nos entristecem ou nos irritam profundamente, e acabamos nos irritando, muitas vezes desproporcionalmente, e isso nos traz um desconforto e arrependimento logo após o acontecido.

Neste texto, Tiago vai tratar justamente a respeito do nosso temperamento, muitas vezes intempestivo, pois nem todo o motivo que temos para nos irritar é pecaminoso (Ef. 4:26), há momentos que nos irritamos por injustiças ou maldades ao nosso redor, mas o texto trabalha a ira sem motivo ou a ira egoísta, aquela que machuca os próximos e fere os irmãos, amigos ou familiares por exemplo, que demonstra em nós falta de amor ao próximo e de confiança em Deus.

Meditar dia e noite na palavra de Deus e está sempre em oração, cultivando um relacionamento com Ele, é a melhor maneira de estarmos menos propensos a nos irritar, assim estaremos abertos a ouvir o que as escrituras têm a nos ensinar; Tiago usa a metáfora do nosso reflexo no espelho, que vemos a nossa própria imagem (ego), mas quando nos afastamos nosso reflexo desaparece do espelho, demonstrando que o vemos é passageiro, mas quando ouvimos ,aprendemos, praticamos e meditamos na palavra de Deus, então ela é plantada (V. 21) em nossos corações, e assim sem olhar para nós mesmos, olhamos para Cristo, nosso Senhor e não nos esquecemos das suas palavras.

Assim teremos paz, a paz do Senhor em nossos corações, e onde há paz não há espaço para guerras, essa paz que ele promete em (Fl. 4:7), nos tornando mais cautelosos ao falar, mais propensos a ouvir e mais calmos ao pensar, tomamos assim decisões mais sensatas em nossas vidas, segundo a vontade do Senhor.

Não deixe que a ira o domine, antes, leia a Palavra de Deus, medite nela e Deus com certeza dará paz ao seu coração.

Sem. Rodrigo Ribeiro

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Dom Pedro I, 109 - Maruípe - Vitória/ES - 29043470

Siga-nos

© IGREJA BATISTA EM MARUÍPE ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.